Entenda sobre o TDAH na infância

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento de causas genéticas que se caracteriza por desatenção, hiperatividade e impulsividade (não necessariamente juntos). Os indivíduos com TDAH apresentam dificuldades nos domínios das funções cognitivas, com resolução de problemas, planejamento, orientação, flexibilidade, atenção prolongada, inibição de resposta e memória de trabalho, impactando diversos aspectos do funcionamento humano, incluindo o acadêmico, comportamental, emocional e social. Esses sinais manifestam-se na infância e podem perdurar por toda a vida se não forem devidamente reconhecidos e tratados.
Os 3 tipos de TDAH:
- TDAH Predominantemente Desatento
TDAH Predominantemente Hiperativo/Impulsivo
TDAH do Tipo Combinado
A atual classificação do DSM-5 estabelece três níveis de gravidade para esse transtorno, com base no número de sintomas apresentados e no grau de interferência que eles provocam na vida do indivíduo, são eles Leve, Moderado e Grave.
Características do TDAH
Atente-se aos sinais de alerta:
Dificuldade em ficar sentado
Interrompe os outros ou intromete-se
- Não consegue prestar muita atenção a detalhes cometendo erros
- Fala em excesso
- Perde coisas com frequência
- Dificuldade de concetração
- Dificuldade de se organizar
- Evita tarefas que exijem esforço metal
- Esquecimento de atividades diárias
- Parece não estar ouvindo quando se fala com ele
- Não segue instruções até o fim
- Facilmente distraído por estímulos externos
- Responde as perguntas de forma precipitada
- Não consegue ficar parado mesmo em situações em que isso é inapropriado

Como é o cérebro de uma criança com TDAH?

Estudos científicos mostram que pessoas com TDAH têm alterações na região frontal do cérebro e nas conexões com o restante do cérebro. Esta região é responsável pela inibição do comportamento (isto é, controlar ou inibir comportamentos inadequados), pela capacidade de prestar atenção, memória, autocontrole, organização e planejamento.
As alterações nesta região estão relacionadas ao funcionamento de um sistema de substâncias químicas chamadas neurotransmissores (principalmente dopamina e noradrenalina), que passam informação entre as células nervosas (neurônios)
Para entendermos melhor, podemos comparar o cérebro como fios de rede de informações. No cérebro de uma criança com TDAH, alguns desses "fios" podem estar congestionados ou bloqueados, isso significa que mensagens importantes, relacionadas à atenção e ao controle de impulsos, não são recebidas como deveriam.
É de extrema importância sabermos que o TDAH não está relacionado à inteligência. Uma pessoa com TDAH pode ter qualquer nível de inteligência, da mesma forma que uma pessoa sem TDAH. O TDAH é uma questão de como o cérebro processa a informação e regula o comportamento, não uma medida de quão inteligente alguém é. É importante reconhecer que o TDAH é uma condição neurobiológica que pode afetar o desempenho em certas áreas, mas não define a inteligência de uma pessoa.

O TDAH e o Hiperfoco

Além de filtrar as informações, o Cortex Pré Frontal também é responsável pelo controle da motivação, dos impulsos, da parte motora, da atenção, da capacidade de planejamento e do prazer.
Tal região é regulada pela dopamina, o principal neurotransmissor afetado no TDAH. Basicamente, há pouca dopamina nesse cérebro e, por isso, o indivíduo vai em busca de atividades que despertam seu interesse. Elas são capazes de estimular a dopamina que lhe falta.
Então, é por isso que ocorre o hiperfoco em atividades de que as crianças gostam. Tais atividades ativam o seu sistema dopaminérgico, fazendo com que elas se sintam motivadas a manter o foco por horas.
A importância do diagnóstico precoce
Identificar e diagnosticar o TDAH precocemente é fundamental para o desenvolvimento social e acadêmico da criança e desempenha um papel crucial na redução dos danos causados por essa condição, permitindo que medidas de intervenção sejam implementadas a fim de proporcionar um apoio adequado às crianças que enfrentam esse desafio.
Desse modo, existem testes específicos para cada faixa etária, realizados por profissionais especialistas, e que possibilitam o diagnóstico adequado. Ao combinar ações educacionais, possíveis terapias medicamentosas e outras intervenções, os profissionais podem melhorar significativamente o desempenho da criança com TDAH.
Portanto, receber ajuda nos primeiros anos de vida faz com que a criança com TDAH tenha benefícios a curto e a longo prazo.

O papel do neuropsicopedagogo no TDAH

O Neuropsicopedagogo desempenha um papel crucial no suporte a crianças com TDAH, trabalhando em estreita colaboração com uma equipe multidisciplinar. Por meio de avaliações detalhadas, ele identifica as necessidades específicas de cada criança e desenvolve estratégias personalizadas para atendê-las. Além disso, colabora com pais e professores para implementar essas estratégias tanto na escola quanto em casa, garantindo um suporte contínuo e eficaz.
Um elemento crucial desse suporte é a estimulação cognitiva, que atua nos mecanismos de plasticidade cerebral, a capacidade do cérebro de se adaptar e reorganizar. Ao fortalecer a comunicação entre os neurônios e promover o desenvolvimento de novas redes neuronais, a estimulação cognitiva melhora significativamente o desempenho cerebral. Isso não só auxilia a criança no enfrentamento dos desafios do TDAH, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais para o sucesso acadêmico e futuro da criança.

As terapias e a busca de qualidade de vida
As crianças diagnosticadas com TDAH enfrentam desafios únicos em seu desenvolvimento cognitivo e emocional. Nesse contexto, as terapias desempenham um papel crucial na melhoria da qualidade de vida desses jovens. Ao proporcionar intervenções especializadas e personalizadas, as terapias ajudam a criança a compreender e gerenciar os sintomas do TDAH, além de promover habilidades sociais, emocionais e acadêmicas essenciais para o seu crescimento saudável. Uma abordagem multidisciplinar é essencial para oferecer suporte abrangente às crianças com TDAH.

- Tenha Certeza do Diagnóstico;
- Entenda o seu filho (veja quais são as suas maiores qualidades e dificuldades);
- Não fique comparando seu filho com as outras crianças;
- Procure conversar sobre o que ele está sentindo;
- Aprenda a controlar a sua própria impaciência;
- Não se apegue a ideia de perfeição;
- Cobre o empenho da criança ao invés de resultados;
- Estimule e elogie sempre que possível, destacando o que há de melhor na criança;
- Converse de frente para a criança, olhando em seus olhos, de forma clara e direta;
- Entenda os limites de seu filho e não exija mais do que ele pode dar;
- Dê instruções simples e objetivas;
- Divida as tarefas em etapas para que ele possa resolver mais facilmente, em menos tempo e sem cansar tanto;
- Ensine-o a terminar todas as tarefas sem interrompê-las no caminho;
- Ajude-o a priorizar e focar no que é mais importante para determinado momento;
- Organize o ambiente de forma que ele se sinta aconchegado;
- Separe um canto, exclusivamente, para que ele possa estudar;
- Incentive a prática de atividades físicas;
- Ensine-o a lidar com os momentos de conflito;

